10 de outubro de 2011

Os 5 felinos que você provavelmente nunca ouviu falar


O blog do PET Biologia UFC começa agora uma série de "posts" com listas de curiosidades sobre o mundo da biologia. A primeira lista é sobre alguns felinos que provavelmente você nunca ouviu falar. Enjoy ;)



1- Gato-de-palas (Otocolobus manul)


Essa é a espécie de felina mais antiga do mundo vivendo hoje em dia. Apesar da sua aparência semelhante com o gato doméstico, é possível notar algumas diferenças, como a pupila redonda.



2- Gato-vermelho-de-bornéu (Catopuma badia)


Esse felino é um dos mais raros do mundo. Para se ter uma ideia ele foi em 1855 e até o ano de 2010 apenas 12 indivíduos foram capturados. Uma característica marcante desse animal é o longo rabo.



3- Serval (Leptailurus serval)


Esse animal mede cerca de 85 cm de altura e tem a cabeça proporcionalmente menor que o corpo. Ele é dócil e em alguns países chega a ser domesticada.

serval Serval


Filhotinho de serval *-*

4- Gato-do-deserto (Felis margarita)


Este é o menos gato do gênero Felis. Apesar do seu porte pequeno, esse animalzinho come ratos, gerbilos, serpentes venenosas, aves e aranhas.



5- Jaguarundi (Felis yagouaroundi)


Também é conhecido como gato-lontra. Tem o tamanho um pouco maior que o gato doméstico. Ele tem uma vasta coleção de vocalizações, podendo ronronar, assobiar, gritar e até imitar sons de pássaros.

Entendeu o porquê do gato-lontra?



Aguardem que mais listas de animais serão postadas em breve ;)


5 comentários:

Átila disse...

Vale lembrar que que o último animalzinho da lista está presente na nossa fauna. Existem registros desse bicho pra RPPN de Serra das Almas!

Samuel Regis disse...

Brigado pela dica Átila ;)

Aline disse...

Puxa, fantástico!
A natureza é mesmo maravilhosa quando mostra a capacidade dos seres vivos de se adaptar e mudar ao longo do tempo e de acordo com o ambiente. Adorei o post! Aprendi mais com ele!

Abraços

Tyta disse...

Mas, afinal, o Gato de Pallas é do gênero Felis ou Otocolobus?

PET-Biologia UFC disse...

Otocolobus é o Gênero.