2 de março de 2010

Edital de seleção 2010.1

Pet biologia LOGO cópia.jpgUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

EDITAL DE SELEÇÃO 2010.1


O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL do curso de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS da UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (PET Biologia UFC), no uso de suas atribuições legais, torna público o processo seletivo para ingresso no referido programa, nos termos descritos no presente Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. Este Edital tem como finalidade o estabelecimento de normas para o processo seletivo de alunos, regularmente matriculados no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará, para ingresso no grupo PET BIOLOGIA (UFC).

1.2. Conforme o item 1.1.4 do Capítulo II do Manual de Orientações Básicas* (MOB) do Programa de Educação Tutorial, a participação de um aluno em um grupo PET dar-se-á a partir de aprovação em processo de seleção.

* O candidato poderá obter integralmente o Manual de Orientações Básicas do PET através do endereço eletrônico http://petbioufc.blogspot.com/ ou do site http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12228&Itemid=486 .

1.3. O processo seletivo visa o preenchimento de 03 vagas de bolsistas no grupo e será realizado em quatro etapas:

a) Acompanhamento da palestra sobre as atividades do PET Biologia (UFC), quando deverá ser entregue uma Carta de Intenção escrita previamente pelo candidato, de caráter eliminatório;

b) Avaliação Discursiva (Redação e Prova Escrita), de caráter classificatório;

c) Dinâmicas de grupo, de caráter classificatório;

d) Entrevista, de caráter também classificatório.

1.4. De acordo com o item 2.2.9 (MOB, Capítulo I), poderá ser admitida a participação de alunos não bolsistas em até metade do número de bolsistas.

1.5. A Comissão Organizadora desta seleção é composta por membros do PET Biologia e por professores universitários, sob a coordenação do tutor do referido grupo. Caso haja dúvidas acerca dos critérios de seleção ou necessidade de declaração como participante na mesma, recorrer à comissão, que funciona na sala do PET Biologia, no bloco do Centro de Ciências (bl. 902), Campus do Pici, UFC.

2. DO PROGRAMA PET

2.1. O programa PET tem como objetivo geral a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.

2.2. Os alunos selecionados devem dedicar-se às atividades do Programa de Educação Tutorial, com carga horária mínima de 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a disponibilidade dos mesmos, sem prejuízo de suas atividades discentes.

2.3. O aluno bolsista receberá mensalmente uma bolsa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

3.DOS REQUISITOS PARA O PROGRAMA

3.1. Para ingresso no programa PET, o aluno candidato deve atender os seguintes requisitos (adaptados do MOB, Capítulo II, item 1.1.4):

a) estar regularmente matriculado no curso de Ciências Biológicas da UFC, cursando a partir do 2º semestre;

b) não ser bolsista de qualquer outro programa;

c) apresentar Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) maior ou igual a 6000;

d) ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições estarão abertas a partir da data de publicação deste Edital no endereço eletrônico http://petbioufc.blogspot.com e/ou na lista bioufc@yahoogrupos.com.br e serão encerradas no dia 10/03/2010, às 11h.

4.2. As inscrições serão realizadas na sala do PET Biologia, bloco do Centro de Ciências (bl. 902), no horário das 8:00 às 17:00, de segunda a sexta-feira, ou enquanto houver disponibilidade de membros do grupo no local.

4.3. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer este Edital e certificar-se de que preenche os requisitos exigidos.

4.4. Para ser efetuada a inscrição, devem ser disponibilizados os seguintes documentos:

a) Histórico escolar do curso superior, atualizado até fevereiro de 2010;

b) Cópia de documento de identidade;

c) Cópia do CPF;

d) Curriculum Vitae.

4.5. Será admitida a inscrição por terceiros, mediante procuração, assumindo o candidato total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador.

4.6. O prazo das inscrições poderá ser prorrogado por ato da Comissão Organizadora.

4.7. A inscrição do candidato implica na ciência e total aceitação das normas e condições previstas neste Edital.

5. DAS ETAPAS DA SELEÇÃO

5.1. As etapas do processo seletivo para ingresso no PET Biologia ocorrerão no Campus do Pici (UFC), com data, sala e horário específicos.

5.2. Para cada uma das 4 etapas, será permitida a entrada do candidato no local da avaliação com até, no máximo, 10 minutos de tolerância, contados a partir do início das atividades, considerando o horário de Brasília.

5.3. Caso haja necessidade, datas, locais e horários poderão ser alterados a critério da Comissão Organizadora.

5.4. A seleção constará da comprovação do acompanhamento da palestra, de avaliação da prova escrita, da redação, do desempenho nas dinâmicas de grupo e da entrevista.

6. DA PALESTRA

6.1 A palestra sobre as atividades do PET Biologia (UFC) será apresentada por um membro do grupo, no dia 10/03/2010, às 12h30, na sala 1003 do Bloco Didático (bl. 904).

6.2. Ao ingressar no local onde será realizada a palestra, o candidato deverá entregar sua Carta de Intenção, escrita com antecedência a esta etapa.

6.3. A Carta de Intenção deverá ser entregue na forma impressa, digitada segundo a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e com o máximo de 30 linhas de texto.

6.4. Através da Carta de Intenção, o candidato indicará formalmente os motivos que o levaram à inscrição neste processo seletivo e o estimularam a participar do programa PET.

6.5. A Carta de Intenção será utilizada como instrumento de avaliação na etapa da Entrevista, conforme os itens 9.3 a 9.5 deste Edital.

6.6. O acompanhamento da palestra apresenta caráter apenas eliminatório, estando eliminado da seleção o candidato ausente ou que não assinar a lista de frequência disponibilizada durante a etapa;

6.7. Os candidatos que já assistiram à palestra, em seleções anteriores, estão dispensados na freqüência desta etapa, tornando-se obrigatória, nesse caso, apenas a entrega da Carta de Intenção.

7. DA AVALIAÇÃO DISCURSIVA

7.1. A Avaliação Discursiva será composta por uma Redação e uma Prova Escrita, de caráter classificatório com nota de corte.

7.2. A Avaliação Discursiva será realizada no dia 10/03/2010, entre 14h e 18h, na sala 1003 do Bloco Didático (bl. 904).

7.3. Serão disponibilizados para escolha 03 (três) temas diferentes para a Redação, que deverá apresentar entre 20 e 25 linhas.

7.4. A Redação será corrigida considerando 10 (dez) como pontuação máxima.

7.5. A Prova Escrita será composta por 05 (cinco) questões discursivas sobre conhecimentos gerais de Biologia, atingindo a nota máxima 10 (dez).

7.6. A Redação e a Prova Escrita apresentarão como nota de corte valores inferiores ou iguais a 4,0;

7.6. A Avaliação Discursiva (média aritmética das notas da Redação e da Prova Escrita) possuirá peso 2 na nota final das etapas.

8. DAS DINÂMICAS DE GRUPO

8.1. Serão realizadas duas dinâmicas de grupo, de caráter classificatório.

8.2. As dinâmicas serão realizadas no dia 11/03/2010, às 14h, na sala do PET Biologia (Centro de Ciências, bl. 902).

8.3. Através das dinâmicas, serão avaliados critérios comportamentais do candidato, relacionados com o trabalho em grupo.

8.4. Será atribuído 10 (dez) como valor máximo das dinâmicas.

8.5. As Dinâmicas de Grupo apresentarão peso 4 na nota final das etapas.

9. DA ENTREVISTA

9.1. As entrevistas serão realizadas avaliando-se um candidato por vez, no dia 12/03/2010, horário a confirmar, na sala do PET Biologia (bloco 902).

9.2. A sequência de candidatos para a entrevista será definida por sorteio.

9.3. Para a elaboração das perguntas pertinentes à entrevista, serão considerados:

a) Carta de Intenção apresentada pelo candidato;

b) Curriculum Vitae disponibilizado pelo candidato no ato da inscrição;

c) Conhecimento do candidato acerca da Concepção Filosófica, Objetivos e Características Gerais do Programa PET (Capítulo I, item 1, do Manual de Orientações Básicas – MOB) e das Atribuições do Aluno (Capítulo I, itens 2.2.8 e 2.2.9, do MOB).

9.4. À Carta de Intenção do Candidato será atribuída uma nota de valor máximo 10 (dez), atendendo-se as condições estabelecidas nos itens 6.3 e 6.4 deste Edital.

9.5. Será atribuído peso 1 à nota da Carta de Intenção e peso 9 à média aritmética das notas estabelecidas pelos avaliadores na Entrevista .

9.6. A entrevista apresentará peso 4 na nota final das etapas.

10. DOS RESULTADOS

10.1. Os resultados do processo seletivo serão calculados através de uma média ponderada das notas obtidas na Avaliação Discursiva (peso 2), nas Dinâmicas de Grupo (peso 4) e na Entrevista (peso 4), de acordo com a seguinte fórmula:

NF = [MA (2) + MD(4) + ME(4)] ,

10

Onde: NF – Nota Final do candidato;

MA – média da Avaliação Discursiva;

MD – média das Dinâmicas;

ME – média da Entrevista.

10.2. A média da Avaliação Discursiva será a média aritmética das notas de Redação e da Prova Escrita, conforme a fórmula a seguir:

MA = (NR + NPE) / 2 ,

Onde: NR – nota da Redação;

NPE – nota da Prova Escrita.

10.3. A média da Entrevista será calculada com base na fórmula seguinte:

ME = NE(9) + NC ,

10

Onde: NE – nota da Entrevista;

NC – nota da Carta de Intenção.

10.4. Todos os cálculos descritos neste Edital, relativos aos resultados das etapas, serão realizados considerando quatro casas decimais, arredondando-se para cima sempre que a quinta casa decimal for maior ou igual a cinco.

10.5. De acordo com o item 1.4.2.2 do Capítulo II do Manual de Orientações Básicas do PET, o aluno não bolsista terá prioridade para substituição de aluno bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição.

10.6. Em caso de ocorrência de inscrição de candidatos atualmente integrantes do PET Biologia na condição de não bolsistas, será acrescentado o valor 0,25 na Nota Final (formulada no item 10.1 deste Edital) dos mesmos.

10.7. Na hipótese de igualdade da Nota Final, como critério de desempate, terá preferência para a ordem crescente da classificação, sucessivamente, o candidato que:

a) Possuir no histórico o maior valor do IRA;

b) Obtiver maior nota na etapa das Dinâmicas de Grupo;

c) Apresentar o Curriculum Vitae mais rico em atividades.

10.8. Fica a cargo da Comissão Organizadora selecionar outros critérios de desempate, caso sejam necessários.

10.9. Não será divulgado qualquer resultado parcial da seleção. Ao final da última etapa, a Comissão Organizadora computará as notas dos candidatos e divulgará o resultado do processo seletivo como um todo.

11. CRONOGRAMA

DATA

EVENTO

02/03/2010

Divulgação do edital no endereço eletrônico http://petbioufc. blogspot.com/ e/ou na lista bioufc@yahoogrupos.com.br

02/03/2010

Início do período de inscrições, na sala do PET Biologia (UFC);

10/03/2010

Encerramento das inscrições, às 11h;

10/03/2010

Palestra e entrega da Carta de Intenção, às 12h30;

10/03/2010

Avaliação Discursiva (Redação e Prova Escrita), de 14h a 18h;

11/03/2010

Dinâmicas de Grupo, às 14h;

12/03/2010

Entrevista, horário a confirmar.

13/03/2010

Divulgação dos resultados no endereço eletrônico http:// petbioufc.blogspot.com e/ou na lista bioufc@yahoogrupos.com.br.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1. Os candidatos aprovados serão convocados conforme o número de bolsas existentes, obedecida a ordem de classificação, e a disponibilidade dos demais para ingresso no programa como não bolsistas.

12.2. Os integrantes, no decorrer do período de permanência no PET, estarão sob constante processo de avaliação do seu desempenho, verificando-se o envolvimento com as atribuições que lhe forem conferidas, aproveitamento e assiduidade.

12.3. O bolsista poderá desligar-se do programa a qualquer tempo, em virtude do seu caráter não obrigatório para a graduação.

12.4. O aluno integrante do PET fará jus a um certificado de participação, em modelo nacional adotado pelo MEC, a ser emitido pela respectiva IES, após o tempo mínimo de 2 anos de participação efetiva e comprovada no programa.

12.5. Esta seleção terá validade de seis meses, contados a partir da publicação do Edital nos meios eletrônicos de comunicação.

12.6. Alunos não bolsistas terão prioridade para a substituição de alunos bolsistas, obedecendo-se a ordem de classificação e o período de validade desta seleção.

12.7. Casos omissos serão tratados pela Comissão Organizadora deste processo seletivo.

12.8. Para maiores informações, contatar PET Biologia (através do tel. 33669788), Aline Batista (87419542), Isabel Aline (88169490) ou Daniel Santos (88112448).

Fortaleza, 02 de março de 2010.

__________________________________

Profa. Dra. Ana Lúcia Ponte Freitas

Tutora do PET Biologia (UFC)

Nenhum comentário: